É um analgésico, antipirético e anti-inflamatório. Atua, portanto, na dor, febre e inflamação. É também um antiagregante plaquetar em baixas doses pelo que é usado para prevenir tromboembolias.
É usado no tratamento da dor, febre, inflamações, artrite reumatóide, prevenção de tromboembolias, etc.
Deve-se tomar depois das refeições com bastante água ou leite para minimizar os efeitos gástricos. As formulações efervescentes são as mais eficazes, mas as mais utilizadas são em comprimidos. Os supositórios são os menos eficazes. A dose para adultos e crianças com mais de 11 anos, para combater a dor e febre, varia desde 325mg até 650mg de 4/4horas. Como anti-inflamatóro a dose é o dobro.
Não deve tomar se tiver problemas gastrointestinais (Gastrite, Úlcera) porque pode agravar. Doentes renais ou hepáticos devem tomar com precaução, pois, o medicamento é mais lentamente eliminado. Doentes hemofílicos, com deficiência em vitamina K ou a tomar anticoagulantes não devem tomar devido ao risco de hemorragia. Pode desencadear uma crise em doentes asmáticos. Em baixas doses pode agravar uma crise de gota. Está contra-indicado em crianças, principalmente se estiverem com varicela ou gripe, por poderem desencadear o síndrome de Reye.
Zumbidos, náuseas, dores de estômago, vómitos, diarréia.
Com álcool e anticoagulantes aumenta o risco de hemorragias. Pode aumentar a toxicidade de penicilinas, hidatoínas, antidiabéticos (sulfunilureias).