A Naturopatia é, das terapêuticas não convencionais, uma das mais utilizadas pela população portuguesa.
A Naturopatia é um sistema de cuidados de saúde primários e continuados que juntamente com a participação ativa do paciente permite o equilíbrio da sua saúde fisiológica, física, mental e emocional.
A Naturopatia rege-se pelos seguintes três grandes princípios:
A Naturopatia é útil em todas as disfunções do organismo, sejam elas estruturais, bioquímicas, mentais ou emocionais, tanto de uma forma autónoma e/ou complementar a outras abordagens de cuidados de saúde primários e continuados
A Naturopatia preconiza que a saúde é mais do que a ausência de doença, estando esta dependente de uma miríade de fatores, sendo portanto o reflexo de uma harmoniosa interação com o ambiente envolvente.
Para a Naturopatia os processos das doenças agudas são diferentes dos processos das doenças crónicas, sendo a resposta aguda a tentativa do organismo para restabelecer a saúde muitas vezes através de processos reforçados de eliminação. Suprimir estas respostas contribui para o aumento do potencial crónico da doença.
Os processos de qualquer doença envolvem a ativação, ou a falta dela, dos mecanismos homeostáticos do organismo. A saúde é homeostase – um equilíbrio dinâmico.
VOLTAR