A tosse é um sintoma frequentemente associado a constipação, mas pode ter outras causas:
A tosse pode ser classificada quanto à sua duração:
A tosse aguda, de curta duração, e associada a sintomas de constipação é passível de auto-medicação sem recurso a consulta médica. Nos outros casos, o melhor mesmo é ser observado por um médico.
A tosse é a resposta do organismo a um estímulo químico ou mecânico dos receptores da mucosa aparelho respiratório superior. Em resposta a esse estímulo há uma contração do diafragma, dos músculos abdominais e intercostais que originam uma rápida expulsão de ar, arrastando as partículas irritantes.
A tosse pode ser produtiva ou não produtiva:
A tosse produtiva (com expectoração) é protetora e facilita a remoção de partículas estranhas. Esta tosse não deve ser suprimida com antitússicos, mas facilitada com expectorantes. O uso de antitússicos levaria à acumulação de secreções e ao atrasar da recuperação.
Há que ter atenção quando a expectoração é amarelo-esverdeada, pois é sinal de infecção ou sanguinolenta e espumosa sinal de bronquite, pneumonia ou outra situação mais grave.
A tosse não produtiva (seca) é a resposta a estímulos irritativos da faringe, laringe e vias respiratórias superiores e não tem efeito protetor. Pode ser suprimida quando é incomodativa e não se suspeita de uma situação mais grave
Dependendo do tipo de tosse e qual a suposta origem utilizam-se vários medicamentos:
O tratamento não farmacológico deve ser tido em conta: