Os medicamentos oftálmicos de venda livre são produtos cujas características de esterilidade, tonicidade, pH, etc. permitem a sua aplicação no olho. Destinam-se à limpeza, desinfecção e lubrificação do olho e ao tratamento de certos sintomas alérgicos.
Existem muitos mais medicamentos para aplicação no olho e para outras patologias, masque requerem a observação de um médico e a respectiva prescrição,não sendo, por isso aqui expostos
Anti-sépticos: Ácido bórico; Cetrimida; Clorhexidina.
Não são usados para o tratamento de infecções oculares, mas para garantir a conservação e obter uma ligeira desinfecção.
Adstringentes: Sulfato de zinco.
Reduzem a inflamação e o edema no caso de lacrimejo.
Demulcentes e Viscosificantes:Derivados da celulose (Carboximetilcelulose sódica; Hidroximetilcelulose; Hidroxipropilmetilcelulose); Dextrano; Gelatina; Glicerina; Polietilenoglicol; polissorbato; propilenoglicol; álcool polivinil a 2%; povidona.
São usados pelas suas propriedades lubrificantes para o tratamento do olho seco.
Descongestionantes vasoconstritores: São aminas simpaticomiméticas que provocam vasoconstrição, aliviam o vermelhidão do olho. São eficazes no tratamento sintomático da conjuntivite alérgica.
Causam dilatação da pupila pelo que são contra-indicadas em doentes com glaucoma.
Quando usadas por muito tempo podem causar o efeito "rebound" (provocam mais alergia).
Antialérgicos:
*Atua por inibição da desgranulação dos mastócitos (células sanguíneas envolvidas na alergia). Usado como preventivo na febre dos fenos e conjuntivite alérgica.
Usado como preventivo na febre dos fenos e conjuntivite alérgica.
Calmantes:Água de Hamamélis.
O uso de gotas oftálmicas requer alguns cuidados de manuseamento: