Os hematomas, as equimoses e as varizes estão aqui associados porque são todos problemas que afetam os vasos sanguíneos. As equimoses e os hematomas resultam, muitas vezes, de traumatismos, enquanto que as varizes são alterações nas veias que afetam a circulação.
Conhecida vulgarmente por nódoa negra, é uma mancha escura ou azulada devida a uma infiltração difusa de sangue no tecido subcutâneo. Na maior parte dos casos, aparece após um traumatismo, mas pode também aparecer espontaneamente em pessoas que apresentam vasos sanguíneos frágeis ou doenças que afetam a coagulação do sangue. Após algum tempo, a equimose desaparece passando por diversas colorações: violácea, acastanhada, esverdeada e amarelada.
É uma acumulação de sangue num tecido, resultante de um traumatismo com rotura de vasos ou de uma perturbação do equilíbrio sanguíneo.
São dilatações anormais, persistentes das veias. As mais conhecidas são as varizes das pernas. São mais comuns em mulheres e estão ligadas a fatores genéticos, gravidez, obesidade, menopausa, envelhecimento, etc.
No caso das equimoses (nódoas negras) resultantes de traumatismo, a primeira medida a tomar consiste na aplicação de gelo na zona da lesão. O frio provoca uma vasoconstrição, evitando que a zona inche. A aplicação deve ser feita durante 10 a 15 minutos e 3 a 4 vezes durante 2 a 3 dias.
Outras medidas a tomar são:
Para tratamento de nódoas negras e hematomas usam-se geles e pomadas venotrópicas. Estes, também, são usados no tratamento de problemas venosos, como varizes.
Contusões, entorses, luxações, distensões, derrames, equimoses, hematomas. Síndroma varicoso, insuficiência venosa, tromboflevite superficial (veias inchadas) e pernas pesadas.
2 a 3 vezes ao dia até desaparecimento dos sintomas.
Os cremes e pomadas requerem massagem para melhor absorção, mas quando o massajar provoca dor, deverá preferir-se geles.
Não aplicar em zonas com feridas abertas ou se houver alergia à substância.
Eritema, comichão, alergia.
A arnica (Anica montana)é uma planta medicinal rica em flavonóides e compostos fenólicos, possuindo propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antimicrobianas, antioxidantes e anticoagulantes. Na forma de gel ou pomada, pode ser usada nos casos de contusões, traumatismos ou pancadas que formam hematoma ou equimose na pele.
A ação anticoagulante, anti-inflamatória e analgésica deve-se às lactonas, à helenalina e ácido hexurônico na sua composição, que ajudam a reduzir as nódoas negras na pele e a dor no local da lesão.
Aplicar sobre a região afectada massajando suavemente 2 a 3 vezes por dia. Não aplicar sobre as feridas abertas ou cortes, mucosas ou perto dos olhos. Utilizar apenas em crianças com mais de 12 meses.
Para o tratamento do síndroma varicoso usa-se, além das pomadas e geles referidos para traumatismos, comprimidos com substâncias venotrópicas:
Indicado para alívio do edema e sintomas relacionados com a insuficiência venosa crónica: dor, cansaço, aumento de volume, cãibras e sensação de pernas pesadas e alívio dos sintomas de hemorróidas.
Posologia: 500 mg 2 vezes ao dia por períodos de 3 semanas a 3 meses.
Contra-
indicações: Hipersensibilidade à substância.
Efeitos secundários: Distúrbios gastrointestinais (diarreia,
dispépsia (dor e irritação gástrica), náuseas e vómitos), cefaleias, tonturas, cansaço e irritação cutânea.
Indicado no tratamento sintomático da estase venosa decorrente de insuficiência venosa crónica dos membros inferiores com pernas cansadas e dolorosas. Tratamento sintomático das hemorróidas.
Posologia: 300 mg 3 vezes por dia por períodos de 3 semanas a 3 meses.
Contra-indicações:
Hipersensibilidade à substância.
Efeitos secundários: Distúrbios gastrointestinais (náuseas, vómitos,
diarreia, dispepsia, dor epigástrica, pirose e obstipação), cefaleia, tonturas, enxaqueca, vertigens e reações alérgicas
(incluindo prurido e urticária).
Indicado para alívio do edema e sintomas relacionados com a insuficiência venosa crónica: dor, cansaço, aumento de volume, cãibras e sensação de pernas pesadas e alívio dos sintomas de hemorróidas.
Posologia: 500 a 1000mg por dia por períodos de 3 semanas a 3 meses.
Contra-
indicações: Hipersensibilidade à substância. Edemas dos membros inferiores causados por doenças cardíacas,
renais ou hepáticas.
Efeitos secundários: Distúrbios gastrointestinais (náusea, diarreia, dor abdominal
e vómito), artralgias, mialgias, cefaleias, tonturas, cansaço e irritação cutânea.
Substância venotrópica utilizada para melhorar a circulação e tratamento da insuficiência venosa (dificuldades de circulação) dos membros inferiores, sensação de pernas pesadas, doridas e inchadas.
50mg 2 vezes ao dia antes das refeições. A duração varia em função dos sintomas e poderá durar desde 2 semanas a 1 mês.
Não deve ser tomado durante a gravidez e aleitamento, se houver alergia à substância e por crianças de idade inferir a 12 anos.
Embora raros, poderão aparecer efeitos como náuseas, problemas gastrointestinais e reações alérgicas.
Indicado no tratamento dos sintomas da insuficiência venosa crónica dos membros inferiores, incluindo varizes.
Posologia: 200 mg 3 vezes por dia por períodos de 3 semanas a 3 meses.
Contra-indicações:
Hipersensibilidade à
substância. Edemas dos membros inferiores causados por doenças cardíacas, renais ou hepáticas.
Efeitos secundários:
Distúrbios gastrointestinais (náuseas, vómitos, diarreia, dispepsia, dor epigástrica, pirose e obstipação) e reações
alérgicas (incluindo prurido e urticária).
Indicado para alívio do edema e sintomas relacionados com a insuficiência venolinfática crónica: pernas pesadas, dor, cansaço, cãibras, formigueiros e paraastesias.
Posologia: (150 mg + 150 mg + 100mg) 3 vezes ao dia por períodos de 3 semanas a 3 meses.
Contra-indicações: Hipersensibilidade à substância. Distúrbios na absorção do ferro.
Efeitos secundários: Distúrbios gastrointestinais (diarreia, dor abdominal e gástrica, dispésia e náuseas),
cefaleias, tonturas, cansaço , insónia, nervosismo, vertígens, frieza nas zonas periféricas, prurido e
irritação cutânea.
Indicado para alívio do edema e sintomas relacionados com a insuficiência venosa crónica: dor, cansaço, aumento de volume, cãibras e sensação de pernas pesadas e alívio dos sintomas de hemorróidas.
Posologia: 1000mg por períodos de 3 semanas a 3 meses.
Contra-indicações: Hipersensibilidade à substância. Edemas dos membros inferiores causados por doenças cardíacas, renais ou hepáticas.
Efeitos secundários: Distúrbios gastrointestinais (flatulência, diarreia, dor e irritação gástrica), cefaleias, tonturas, cansaço e irritação cutânea.
Extrato seco de castanha da Índia.
Fruto de Aesculus hippocastanum L.(Castanheiro-da-índia) é rico em heterósidos cumarínicos, o esculósido, que reforça o tónus venoso. É por isso usado em insuficiência venosa crónica, pernas cansadas, varizes e anti-inflamatório no caso de hemorróidas.
Posologia: 250mg 3 x dia
A Centella asiatica é uma planta utilizada na medicina tradicional chinesa. O seu principal componente ativo é o asiaticosídeo, mas tem, também, alcalóides, óleos essenciais, flavonóides, quercetina cineol e outros que conferem propriedades que permitem a sua utilização na insuficiência venosa crónica, varizes, fissuras anais e outras situações.
Posologia: 100mg 2 x dia
Raiz de Ruscus aculeatus L.(Gilbardeira) contêm saponinas esteróidicas de ação vaso-constritora e anti-inflamatória (ruscogeninas), assim como a rutina de ação protetora sobre os vasos capilares.
Posologia: 150 a 200 mg 3 x dia
As folhas de Vitis vinifera L. (Videira vermelha) são ricas em compostos polifenólicos que têm uma ação vasoprotectora. Por isso são usadas na insuficiência venosa crónica, pernas cansadas, varizes e hemorróidas.
Posologia: 300mg 3 x dia
Composição: Heparinóide 3 mg/g
Tratamento sintomático adjuvante de
distúrbios venosos superficiais, síndrome varicoso, hematoma, distensões, contusões.
Posologia: Espalhar e friccionar ligeiramente o creme, várias vezes ao dia, nas partes afectadas
e zonas circundantes.
O gel deve ser espalhado em camada fina de gel sem necessidade de massagem.
Composição: Polisulfato sódico de pentosano 15 mg/g
Tratamento de dores musculares
ligeiras a moderadas, contusões e dores pós-traumáticas, síndroma varicoso, tromboflebites superficiais,
derrames/hematomas.
Aplicar o gel em camada fina na região afetada e na zona circundante várias vezes ao dia.
Contem extractos naturais de arnica, planta tradicionalmente usada para favorecer o
processo de reabsorção natural de edemas, hematomas e contusões. Proporciona uma sensação
refrescante que alivia o desconforto resultante de hematomas ("nódoas negras") e contusões (pancadas).
Aplicar massajando suavemente 2 a 3 vezes por dia.