A otite externa é um processo de origem inflamatória e infeciosa (bacteriana) do canal auditivo externo, podendo envolver, também o tímpano e o pavilhão auricular.
Os sintomas associados a esta patologia são:
Uma das formas que o médico tem para diagnosticar esta patologia é através da otoscopia. Nela observa-se edema da pele dovanal auditivo externo com redução do calibre do canal, assim como de exsudado escasso e aderente à pele.
Mais de 90% dos casos de otite externa são devidos a bactérias. Os agentes mais comuns são : Pseudomonas aeruginosa (22-62%) e Staphylococcus aureus (11-34%).
Dependendo da origem do problema o tratamento pode ser efectuado pela limpeza do canal por aspiração, feito por um profissional habilitado. A dor deve ser tratada com analgésicos. Na otite externa não complicada e com tímpano intacto, o tratamento tópico é o indicado, recorrendo-se a medicamentos tópicos contendo uma associação antibióticos e cortisona. O tratamento oral com antibióticos é reservado para as situações mais resistentes ao tratamento tópico e quando a otite externa é severa e se estende ao pavilhão e tecidos vizinhos.