A acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa e considerado pela OMS - Organização Mundial da Saúde, um método de tratamento complementar.
O tratamento baseia-se no diagnóstico baseado em ensinamentos clássicos da Medicina Tradicional Chinesa e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas "meridianos chineses" e "canais", para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado. Também são utilizadas outras técnicas alternativas ou complementares. As mais conhecidas são a moxabustão (aplicação de calor sobre os acupontos ou meridianos), a auriculoterapia e, mais recentemente, a eletroacupunctura.
As técnicas de acupuntura não se limitam às agulhas. Os pontos de acupunctura e meridianos podem ser estimulados com os dedos (do in), moedas, pentes de osso ou de jade (gua sha), ventosas (ventosaterapia), massagens (tui na) e outras técnicas. Nos países próximos da China a acupuntura deu origem a outras técnicas como o Shiatsu no Japão e o Coreo na Coreia.
Com as tecnologias modernas a acupuntura evoluiu nos recursos utilizados, usando a eletricidade, agulhas mais seguras e práticas, cristais stiper ("Stimulation and Permanency" - Estimulação Permanente), esferas banhadas a ouro, prata, de quartzo e de vidro, ventosas de material plástico ou acrílico com válvulas de pressão, ventosas de borracha, mas seguindo sempre os princípios da Medicina Tradicional Chinesa.
Apesar do uso de recursos tecnológicos atuais, a acupuntura que se realiza atualmente é semelhante à que se realizava nos primórdios da civilização chinesa. Utiliza um raciocínio estranho à medicina atual e sem preocupação de explicação científica. Os mapas de meridianos ultrapassaram milénios e chegaram quase intocados à atualidade. O raciocínio que se desenvolve na verificação e tratamento dos problemas práticos apresentados nos consultórios é baseado em conceitos como: os cinco elementos, o tao (equilíbrio entre yin e yang), o fluxo de Qi (energia vital) e Xué (sangue), Zang (órgão) e Fu (víscera).
Páginas recomendadas: http://www.spma.pt