O uso de produtos otológicos está em desuso, exceto para algumas situações em que são manifestamente eficazes como são infecções externas do canal auditivo e higiene do ouvido. A dor de ouvidos está muito associado em crianças pequenas às constipações devido à obstrução das trompas de eustáquio, que ligam o canal auditivo à laringe. Neste caso podem ser prejudiciais, preferindo-se o uso de descongestionantes das vias respiratórias superiores. em caso de infecção do ouvido interno as gotas locais não têm qualquer efeito, é necessário tratamento com antibióticos sistémicos.
Os medicamentos otológicos são produtos, normalmente sob a forma de gotas, de aplicação no ouvido externo, com o objetivo de tratar infecções externas ligeiras, para limpeza e remoção do cerúmen do canal auditivo externo e alívio do prurido (comichão).
São usados para a higiene do ouvido, alívio de certos sintomas auditivos e tratamento de infecções no canal auditivo.
A composição das gotas otológicas é muito complexa. Algumas das substâncias são:
As gotas que se destinam ao tratamento das otites externas agudas e crónicas e eczemas no canal auditivo têm na sua composição um ou dois antibióticos e, um anti-inflamatório (cortisona) que alivia o prurido.
Para a remoção do cerúmen usam-se associações de um anestésico local e dissolventes.
Os analgésicos usam-se para alivio da dor de ouvidos associada à otite externa.
Dependendo do medicamento em causa, a aplicação é feita várias vezes ao dia. por vezes poderá aplicar-se um tampão de algodão embebido para melhorar o efeito.
No caso de gotas que contenham antibióticos o tratamento é feito em média durante uma semana, podendo atingir os 10 dias.
As gotas para remoção do cerúmen aplicam-se por períodos mais curtos de 2 a 5 dias.
As gotas otológicas não podem ser aplicadas se houver perfuração do tímpano.
Poderão causar irritação local
Para a higiene do canal auditivo e facilitar a remoção do cerúmen existe uma basta gama dispositivos médicos, em gotas, sprays e pêras de sucção.
As substâncias usadas para a higiene do ouvido são à base de soluções salinas e óleos essenciais de plantas que humedecem o cerúmen acumulado e hidratam o canal auditivo.
Na higene do ouvido deve-se evitar usar cotonetes, que têm tendencia em empurrar o cerúmen para o interior e poderão perfurar o tímpano acidentalmente.