As lesões musculares, dos tendões e ligamentos são muito comuns e estão geralmente associadas à prática
de desporto e traumatismos, consequência das atividades diárias e profissionais. A vida sedentária e as posturas incorretas
podem também ser responsáveis por dores musculares.
As dores musculares podem também ser resultado de doenças sistémicas
como infecções (gripe), lúpus, fibromialgia, polimialgia reumática, etc.
Quando se ultrapassa fisicamente a normal função das articulações, músculos ou tendões pode ocorrer uma lesão, tanto por estiramento como por torção. Movimentos repetitivos e prolongados podem, também originar lesões.
A dor pode ser aguda ou crónica, localizada ou difusa. A dor lombar inferior (lombalgia) é um exemplo da dor musculo-esquelética crónica, associada ao trabalho, mais comum.
Podem-se usar analgésicos e anti-inflamatórios por via oral para alívio da dor assim como aplicar localmente pomadas ou gelesanti-inflamatórios. Em caso de hematoma pode-se recorrer a pomadas venotrópicas.
Adicionalmente pode-se recorrer a medidas não farmacológicas nas situações agudas de contusões, distensões e entorses. O tratamento imediato para lesões musculo-esqueléticas é conhecido pelo princípio PRICE:
O objetivo é minimizar a hemorragia no local da lesão, reduzir a dor e a reação inflamatória. O uso precoce de
gelo na lesão está associado a um hematoma significativamente menor, menor inflamação e regeneração acelerada.
Recomenda-se a
combinação do uso de gelo e compressão por períodos de 15 a 20 minutos, repetidos entre intervalos de 30 a 60 minutos.
Nas situações crónicas pode recorrer-se a:
O exercício físico é benéfico para a maioria das situações dolorosas musculo-esqueléticas, incluindo dor crónica do pescoço, osteoartrose, artrite reumatóide, fibromialgia, dor miofascial e lombalgia crónica. Mas qualquer exercício deve iniciar com um período de aquecimento e deve respeitar os próprios limites.
Como evitar dores muscularesNa prática de atividade física há um conjunto de posturas que se deve ter para evitar lesões: Em repouso, alguns cuidados para evitar lesões: Melhorar a postura no ginásio: |