É um analgésico, antipirético e anti-inflamatório não esteróide.
É usado no tratamento da febre, dor moderada (dismenorreia - dor menstrual, cefaléia - dor de cabeça, dor pós-operatória), doenças reumáticas, mialgias - dores musculares, entorses e traumatismos. É particularmente eficaz no alívio da dor de dentes, principalmente após uma extração dentária em que há risco de hemorragia.
Como analgésico e antipirético, em adultos, deve ser usado em doses de 200mg de 4/4 horas ou 6/6 horas depois das refeições. Como anti-inflamatório a dose é de 400mg - 600mg de 6/6 horas. Em crianças a dose é dependente do peso, sendo 5mg-10mg/kg por dia em dose repartidas, para o tratamento da febre e de 20mg/kg por dia, como anti-inflamatório.
Está contra-indicado em doentes asmáticos, urticária ou com hipersensibilidade à aspirina. Também os doentes com problemas gástricos (Úlcera péptica, ou hemorragia gástrica) não devem tomar, embora os efeitos gástricos sejam inferiores à aspirina. Doentes renais devem tomar com cuidado devido ao risco de toxicidade.
Em doses elevadas poderão surgir suores, sonolência, dor abdominal, náuseas, vómitos, zumbidos. Por vezes verifica-se alteração da cor da urina. Em doentes hipertensos poderá aumentar a tensão.