É um analgésico, antipirético e anti-inflamatório não esteróide.
É usado no tratamento de dores musculares, reumáticas, cefaleias, dores de dentes e dores menstruais. Também pode ser usado para o tratamento da febre, embora não seja a principal indicação.
Está indicado apenas para adultos ou crianças a partir dos 12 anos. Para estes a dose é de 200mg de 12 em 12 horas depois das refeições. Em certos casos e só para adultos a dose poderá ser de 400mg nas primeiras tomas.
Está contra-indicado em doentes com doenças alérgicas(asma, urticária, etc.) ou com hipersensibilidade à aspirina, por poder haver sensibilidade cruzada. Também os doentes com problemas gástricos (Úlcera péptica, ou hemorragia gástrica) não devem tomar. Insuficientes cardíacos, renais, hepáticos ou com hipertensão deverão tomar com precaução. É contra-indicado na gravidez e em crianças com menos de 12 anos.
Poderão surgir náuseas, indigestão, vómitos, azia e dores de estômago em pessoas sensíveis. Em casos raros poderão originar sonolência e tonturas. Os efeitos secundários de excitação, perturbações do sono, perturbações visuais, diarreia ou prisão de ventre, zumbidos e alergia são muito raros.
A associação do álcool poderá originar hemorragias gástricas. Pode potenciar o efeito dos anticoagulantes.