A pele é o maior órgão do corpo, representa 1/6 do peso deste. O bem-estar do corpo é muitas vezes refletido no aspecto da pele.
A estrutura da pele é constituída por três camadas:
A camada superior da pele é formada por queratinócitos, que depois originam os corneócitos do estrato córneo, a parte visível da pele. Também existem células especializadas: os melanócitos, que produzem a pigmentação da pele e as células de langerhans, que são o sistema imunitário da pele.
Os queratinócitos são formados constantemente na camada mais profunda da epiderme (camada basal), vão-se modificando até de transformarem em corneócitos, as células mortas que formam a barreira protetora da pele.
Demora entre 28 a 40 dias a renovação total da camada córnea e está dependente de vários fatores:
Perto da camada córnea os queratinócitos produzem os lípidos que formam a barreira protetora da pele. Estes lípidos foram um óleo ceroso que se deposita nos espaços intercelulares. Os corneócitos tomam uma aparência achatada semelhante a um muro de tijolos unidos por lípidos. O extrato córneo poderá ter até 20 camadas destas células. A qualidade desta parede determina as características da pele, a resistência à sujidade e bactérias, é uma barreira à prova de água e agressões ambientais.
A última camada de células mortas da córnea está constantemente a separar-se da pele e origina grande parte do pó das casas. Se a descamação é deficiente origina pele seca: as células formam grandes escamas à superfície, resultando pele áspera. Os cremes hidratantes normalizam este processo, permitindo a renovação celular regular.
A camada mais espessa da pele. Nela estão os fibroblastos, que produzem o colagénio e elastina (70% dos componentes da derme); os vasos sanguíneos e linfáticos, as glândulas sudoríparas e sebáceas.
O colagénio e a elastina mantém a integridade da pele e permitem a manutenção da sua forma. Com a idade a capacidade de produzir colagénio é diminuída e as propriedades elásticas da pele ficam alteradas:
A camada mais profunda contém células que armazenam gordura, que têm como função isolar o corpo e armazenar energia. A espessura desta camada varia com o tamanho do corpo. Nesta camada existem, ainda, fibras musculares cuja contração é visível à superfície como resultado de expressões faciais, por exemplo. Nos jovens o franzido desaparece logo que as fibras relaxam. Nos idosos a contração é permanente e origina rugas de expressão.
A exposição solar é responsável por 80% do envelhecimento cutâneo.
A pele pode ser um dos primeiros órgãos a mostrar sinais externos de stresse: secura, manchas e oleosidade.
Uma dieta saudável e equilibrada é importante para um corpo saudável e uma pele saudável.
Fumar provoca rugas na pele e pode agravar o efeito da exposição solar por enfraquecer a barreira anti-oxidante da pele.
Em ambientes poluídos a pele fica coberta de sujidade, bloqueando os poros. Os ambientes com aquecimento central e ar condicionado deixam a pele seca e desidratada.