É um analgésico, antipirético e anti-inflamatório não esteróide.
É usado no tratamento sintomático de curta duração da dor aguda ligeira a moderada e da inflamação em adultos, tal como: dor músculo-esquelética, tal como dor nas costas, dor dentária, dor após extração dentária, dor menstrual, dor de cabeça, dor durante a constipação e a gripe.
Em adultos a dose recomendada é de até 600 mg de dexibuprofeno por dia, dividida em até três tomas únicas de 200 mg. O intervalo entre duas doses deve ser de pelo menos 6 horas.
O dexibuprofeno não deve ser administrado em doentes com hipersensibilidade à substância ativa, ou a qualquer outro AINE com uma ação similar (p. ex. ácido acetilsalicílico ou outros AINEs).
É contra-indicado em:
- doentes com
asma, broncospasmos, rinite aguda, pólipos nasais,
urticária ou edema angioneurótico;
- em doentes com antecedentes de hemorragia ou perfuração gastrointestinal, relacionadas com o tratamento
anterior com AINEs;
- em doentes com úlcera péptica ativa/hemorragia ou antecedentes de úlcera péptica ativa/hemorragia recorrentes;
-
em doentes com distúrbios hematopoiéticos não esclarecidos, com hemorragia cerebrovascular ou outras hemorragias ativas;
-
em doentes com doença de Crohn ativa ou com colite ulcerosa ativa;
-
em doentes com insuficiência cardíaca grave, com disfunção renal grave;
- em casos de desidratação grave (causada por vómitos, diarreia ou por ingestão insuficiente de líquidos);
-
em doentes com função hepática gravemente comprometida;
- durante o último trimestre de gravidez.
Os eventos adversos mais comuns são de natureza gastrointestinal. Podem ocorrer úlceras pépticas, perfuração ou hemorragia gastrointestinal, por vezes fatal, particularmente em idosos. Queixas gastrointestinais, tais como dor abdominal, indisposição e indigestão, diarreia, gases (flatulência), obstipação, azia, vómitos e pequenas perdas sanguíneas no estômago e / ou intestino que podem causar anemia em casos excepcionais. Pouco frequentemente pode causar úlceras do estômago ou intestinais, por vezes com hemorragia e perfuração, inflamação do revestimento da boca com ulceração (estomatite ulcerativa), inflamação do estômago (gastrite), agravamento da colite e doença de Crohn, perturbações do sistema nervoso central, como dores de cabeça, tonturas, insónias, agitação, irritabilidade ou cansaço, distúrbios visuais, urticária, reacções de hipersensibilidade incluindo urticária (erupção cutânea com saliências vermelhas com comichão) e comichão.