São medicamentos que se apresentam sobre a forma de comprimidos, comprimidos de chupar, gotas orais ou xarope que tratam os sintomas de alergia por interferência com os mecanismos da histamina, o principal mediador químico envolvido na resposta inflamatória anafilática e na resposta alérgica.
São usados para um alívio dos sintomas nasais e oculares da rinite alérgica sazonal e perene, alívio da urticária crónica, e prurido provocado por picadas de insetos.
Cicloridrato de Cetirizina 10mg comprimidos e comprimidos de chupar;
Clemastina 1mg comprimidos;
Difenidramina 2,8 mg/ml xarope;
Dimetindeno 1 mg/ml gotas orais;
Fexofenadina 120mg e 180 mg comprimidos;
Levocetirizina 5 mg comprimidos;
Loratadina 10 mg comprimidos (EF);
Pseudoefedrina 60 mg + Triprolidina 2,5 mg comprimidos (EF).
Adultos e adolescentes com mais de 12 anos devem tomar 10 mg de cetirizina, uma vez por dia. Crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos: 5 mg, duas vezes por dia, duas vezes por dia. No caso da clemastina a dose para adultos e crianças com mais de 12 anos é de 1mg de manhã e à noite. A dose máxima no adulto é de seis comprimidos. Crianças com idade entre os 6 e os 12 anos devem tomar meio comprimido de manhã e à noite. A fexofenadiná é tomada uma vez ao dia na dose de 120 mg ou 180 mg. Está indicada para adultos e crianças com mais de 12 anos. A levocetirizina para crianças com mais de 12 anos e adultos a dose é de 5 mg por dia. A dose de loratadina é de 10 mg/dia. Doentes com insuficiência renal devem tomar metade da dose dos adultos. Quanto à tripolidina associada à pseudoefedrina os adultos poderão tomar 3 vezes ao dia.
Em caso de doença renal grave ou alergia (hipersensibilidade) à substância ativa.
Recomenda-se precaução na toma em caso de:
- Glaucoma (pressão elevada no olho);
- Perturbações de estômago graves;
- Alterações na próstata ou bexiga;
- Epilepsia;
- Idade superior a 60 anos.
Deve evitar-se o consumo simultâneo com álcool ou de outro depressor do sistema nervoso (sedativos, ansiolíticos ou antidepressivos).
Deve evitar-se em caso de gravidez ou se estiver a amamentar.
Os anti-histamínicos podem diminuir as reações dos doentes na condução de veículos e/ou máquinas, devido aos seus possíveis efeitos sedativos. Este efeito é agravado pela ingestão de álcool e outras substâncias sedativas.
Poderão causar alguns efeitos secundários como: sensação de cansaço, tonturas e sonolência (frequentemente) , perturbações da visão, excitabilidade em crianças, dificuldade de respirar, reação de hipersensibilidade e taquicardia - batimentos do coração acelerados (muito raramente), boca seca, dor de cabeça, faringite e rinite (frequentemente), raramente vermelhidão da pele e frequentemente problemas digestivos (náusea e diarreia).
Anti-histamínico nao sedativo, indicado no alívio dos sintomas nasais e oculares da rinite alérgica sazonal e perene e no
alívio dos sintomas de urticária crónica idiopática.
Adultos: 10 mg/dia; Crianças: (6-12 anos) 5 mg/dia
Anti-histamínico sedativo, usado para alívio de sintomas alérgicos nasais (rinorreia e congestão nasal) e/ou cutâneos (prurido, picadas de insetos).
Adultos: 1 mg 2Xdia; Crianças: (6-12 anos) 0,5 mg 2Xdia
Anti-histamínico sedativo, indicado no alívio sintomático da congestão nasal e tosse associados a rinite alérgica ou à síndrome gripal/constipação.
Adultos: 10 ml 6/6horas; Crianças (6-12 anos): 5 ml 6/6 horas
Anti-histamínico sedativo, indicado no alívio dos sintomas da congestão nasal associados a rinite alérgica ou a infeções respiratórias altas e no tratamento da tosse associada às constipações.
Adultos: 5 a 10 ml 3/3 horas; Crianças (6-12 anos) 2,5 a 5 ml
3/3 horas
Anti-histamínico sedativo,
indicado no tratamento sintomático de reações alérgicas cutâneas: urticária e prurido associado a eczemas e dermatites.
Usado no tratamento
sintomático do prurido de várias etiologias: prurido endógeno, doenças eruptivas, como a varicela, com diagnóstico médico prévio.
Também usado em picadas de insetos e no tratamento sintomático da rinite alérgica perene ou sazonal.
Adultos: 20 a 40 gotas 3Xdia; Crianças: 0,1mg/Kg (1M-1A: 3-10
gotas; 1A-3A 10-15 gotas; 3A-12A 15-20 gotas) 3Xdia
Anti-histamínico não sedativo, indicado para o alívio de sintomas, tais como, espirros, corrimento e prurido nasal, lacrimejar,
prurido e ardor ocular, que ocorrem normalmente em associação com a febre dos fenos (rinite alérgica).
Adultos e crianças a partir dos 12 anos: 120 mg/dia
Anti-histamínico não sedativo, utilizado em adultos e adolescentes de idade igual ou superior a 12 anos no alívio dos sintomas que
ocorrem com reações alérgicas da pele de longa duração (urticária idiopática crónica) tal como comichão, inchaço e vermelhidão.
Adultos: 180 mg/dia
Anti-histamínico não sedativo utilizado para o tratamento da alergia (rinite alérgica sazonal) e alergias sazonais como alergias
causadas pelo pó ou por animais domésticos (rinite alérgica perene).
Adultos: 5 mg/dia
Anti-histamínico não sedativo, indicado no tratamento
dos sintomas da rinite alérgica (febre dos fenos), nomeadamente
espirros, corrimento nasal e prurido (comichão) nasal, bem como na comichão e ardor nos olhos e
alívio dos sintomas da urticária crónica idiopática (comichão, vermelhidão,
número e tamanho das lesões da urticária).
Adultos e
crianças a partir dos 6 anos: 10 mg/dia
Associação de um descongestionante nasal e um anti-histamínico sedativo, indicado no tratamento sintomático a curto prazo de
estados gripais e constipações e rinite alérgica ou vasomotora, como congestão nasal, espirros, rinorreia.
Adultos e crianças a partir dos 12 anos: (60 + 2,5 mg) 3Xdia