A perda de peso para obtenção do peso ideal mais do que uma necessidade estética para alcançar as medidas perfeitas é uma forma de prevenção de numerosas doenças associadas ao excesso de massa corporal, como são as doenças cardiovasculares, diabetes, varizes, patologias da coluna e articulações, etc
A celulite ou lipodistrofia ginóide forma-se através da modificação do tecido adiposo subcutâneo. A sua origem está relacionada com alterações estruturais, inflamatórias, microcirculatórias, morfológicas e bioquímicas da derme. Devido à má circulação neste tecido acumulam-se gorduras, líquidos e toxinas, associado à perda de elasticidade da pele, provocam a alteração inestética conhecida por "pele tipo casca de laranja".
É normal que a mulher engorde alguns quilos durante a gravidez, que depois voltarão ao normal quando amamenta. Segundo o Institute of Medicine dos EUA é normal o aumento de peso durante a gravidez de 12,5 a 18Kg no caso de mulheres magras, de 11,5 a 16Kg nas mulheres com peso ideal e de 7 a 11,5Kg nas mulheres gordas.