São vários os nematelmintas que podem infestar o Homem. De entre eles, os mais comuns são os oxiúros (Enterobius vermicularis) e as lombrigas (Ascaris lumbricóides), mas poderá haver muitos outros parasitas.
A infestação por Enterobius vermicularisé muito comum na idade dos 5 aos 14 anos.
Os parasitas crescem e reproduzem-se nos intestinos. As fêmeas, durante a noite, migram até à região perianal onde depositam os ovos, que poderão infectar outras pessoas.
A infestação pode ser transmitida pela ingestão de ovos do parasita em água contaminada ou vegetais mal lavados, por contacto mão boca, por inalação ou retroinfecção. Os ovos podem passar de hospedeiro para hospedeiro ou de hospedeiro para objetos e infectar outro hospedeiro até 3 semanas depois.
A duração do ciclo de vida do parasita é de 2 a 6 semanas, desde a infecção pelos ovos até atingir o estado adulto e postura de novos ovos.
A infestação por Ascaris lumbricoides é muito comum em zonas de más condições sanitárias e onde as fezes humanas são usadas como fertilizantes.
Os ovos são ingeridos numa forma já meio desenvolvida que se deu no meio externo durante 10 a 14 dias. O verme adulto desenvolve-se no organismo em 10 a 14 dias e pode afetar os pulmões, o fígado e o intestino, provocando lesões graves. Os ovos postos saem com as fezes contaminando os solos e águas, onde poderão permanecer por três anos ou mais.
A educação e boas condições sanitárias são medidas importantes na prevenção desta infestação.
O tratamento faz-se com recurso a anti-parasitários. Antes de iniciar o tratamento deve ser confirmada a presença de parasitas com exames laboratoriais, por exemplo e uma vez confirmados é recomendável tratar todo o agregado familiar e grupo de pessoas que contatam com o doente, pois, é provável que todos estejam contaminados.
Existem vários medicamentos para a eliminação dos parasitas intestinais. O Flubendazol e o Mebendazol são substâncias disponíveis para este tratamento e que não requeremreceita médica.