Indicado na promoção da cicatrização de feridas ligeiras (queimaduras do 1º grau e escoriações ligeiras), pele irritada (após radioterapia, fototerapia ou exposição a luz ultravioleta), eritema das fraldas, no cuidado da pele seca, áspera ou descamativa, durante o aleitamento para prevenção e tratamento de lesões dos mamilos.
Quando seja conveniente existir uma barreira protetora (mamilos gretados, eritema da fralda do bebé) ou se a pele é muito seca, recomenda-se o uso de pomada, que tem um elevado teor de gordura.
Aplicar por vária vezes ao dia, segundo as necessidades. No cuidados dos seios no período de aleitamento e tratamento das lesões dos mamilos: aplicar o creme após cada mamada. Nos cuidados do bebé: aplicar em cada mudança de fralda.
Alergia (hipersensibilidade ) ao dexpantenol.
Deve-se evitar o contacto do creme com os olhos.
Podem ocorrer reações alérgicas, tais como, dermatite de contacto, dermatite alérgica, comichão, vermelhidão da pele (eritema), formação de bolhas com comichão (eczema), aparecimento de borbulhas (rash), urticária, irritação da pele e formação de bolhas com líquido (flictenas).
Indicado no tratamento de feridas (cortes, arranhões, escoriações, rágadas e ulcerações) e queimaduras superficiais quando existe algum risco de infecção.
Limpar a ferida ou a zona da pele infectada o melhor possível e aplicar em camada fina. Se necessário, pode-se cobrir a ferida com um penso adesivo ou gaze. Aplicar várias vezes ao dia até à cicatrização das feridas.
Deve ser evitado em caso alergia (hipersensibilidade) ao dexpantenol ou cloro-hexidina. As feridas graves, profundas ou muito sujas devem ser tratadas por um profissional.
Deve-se evitar o contacto do creme com os olhos e as mucosas.
O tratamento é de curta duração, se se verificar o agravamento e/ou atraso na cicatrização deverá consultar-se o médico.
Não deve ser usado simultaneamente com sabões, outros anti-sépticos ou desinfetantes.
Podem ocorrer reações alérgicas, tais como, dermatite de contacto, dermatite alérgica, comichão, vermelhidão da pele (eritema), formação de bolhas com comichão (eczema), aparecimento de borbulhas (rash), urticária, irritação da pele e formação de bolhas com líquido (flictenas).
Queimaduras de primeiro grau, feridas superficiais, úlceras de decúbito e frieiras.
A aplicação do creme deve ser precedida de limpeza e desinfecção da lesão com soro fisiológico ou com uma solução antisséptica. Aplicar o creme na superfície lesada 2 a 3 vezes por dia.
Não é recomendado para crianças com idade inferior a 12 anos. Deve evitar-se o contacto com os olhos ou com as mucosas e não deve ser ingerido.
Não deve ser utilizado durante a gravidez e durante o aleitamento.
Se não melhorar num período de 7 dias ou se piorar, deverá consultar o seu médico.
Pode causar reações cutâneas locais como dermatite de contacto.
Está indicado na dermatite das fraldas (assaduras dos bebés), queimaduras do primeiro grau e na cicatrização de feridas superficiais.
Nas irritações cutâneas, dermatite das fraldas (assaduras dos bebés) e nas irritações provocadas por uma exposição prolongada ao sol, em que a pele está intacta, deve-se aplicar uma quantidade de pomada que cubra a parte afetada e espalhar friccionando levemente. As aplicações devem ser feitas várias vezes ao dia.
Nas feridas superficiais, depois de limpas e desinfetadas, pode-se cobri-las com um penso ou gaze previamente untado com a pomada. Trocar o penso diariamente.
Alergia (hipersensibilidade) ao óxido de zinco.
Deve-se ter especial cuidado quando é aplicado várias vezes sobre uma grande superfície, em penso oclusivo ou em camada espessa, sobre uma pele sensibilizada ou queimada, sobre uma mucosa ou na pele de recém-nascidos ou crianças pequenas, pois, é maior o risco de reação alérgica e sobredosagem.
Podem ocorrer reações locais, tais como: dermatites de contacto, irritação dos olhos e membranas mucosas e reações alérgicas.
Tratamento de dermatites irritativas e eczemas alérgicos agudos, intertigos exsudativos, micoses inflamatórias, balanite candidiásica, dermatite da fralda, dermatite de estase e queimaduras de primeiro grau, isto é, sem formação de bolhas ou flitenas.
Agitar o frasco antes de qualquer aplicação. Aplicar uma camada fina, duas a três vezes por dia, sobre a zona a tratar, depois desta se encontrar convenientemente limpa. Cada aplicação deve ser precedida de limpeza da pele, a fim de remover restos de produtos aplicados previamente.
Poderá acontecer uma reação de hipersensibilidade que se manifesta por sinais de irritação local não presentes antes da terapia.
Raramente pode ocorrer alguma secura, se for aplicado em dermatoses crónicas e secas.
Tratamento de queimaduras de 1º grau, frieiras, feridas superficiais, eritema nas nádegas do lactente e eritema glúteo.
A zona da pele a tratar deve ser desinfetada e a pomada espalhada em camada espessa e coberta com um penso. Aplicar uma vez ao dia.
Alergia (hipersensibilidade) às substâncias ativas. Não deve ser usado em dermatoses de sobredosagem e dermatoses de sobreinfecção.
Não é tratamento preventivo da dermatite da fralda.
Os efeitos sistémicos (risco de hipervitaminoses) podem ocorrer se aplicado repetidamente, em áreas extensas, em camada espessa, com roupas oclusivas, em pele lacerada, em mucosas ou em pele de crianças pequenas.
Pode ser aplicado durante a gravidez, no entanto, medicamentos com vitamina A devem ser evitados.
Durante a amamentação não deve ser aplicado nas mamas devido ao risco de ingestão por parte do lactente.
Poderá ocorrer reações de sensibilização principalmente dermatite de contacto ou irritação ocular e das membranas mucosas.
Tratamento de feridas cutâneas superficiais não infetadas, queimaduras de 1º grau e eritema solar.
Eritema solar:
Aplicar aos primeiros sinais de rubor em camada espessa, de dez em dez minutos acompanhado por massagem suave. Aplicar 2 a 4 vezes ao dia, até que a área afetada cure completamente.
Queimaduras do 1º grau:
Aplicar em camada espessa até recusa pela pele. Fazer penetrar por ligeira massagem. Aplicar 2 a 4 vezes ao dia, até que a área afetada cure completamente.
Feridas cutâneas superficiais não infetadas:
Após limpeza da lesão com água ou soro fisiológico, aplicar em camada espessa sobre lesão e renovar as aplicações de forma a manter sempre um excedente da emulsão sobre a lesão. Se necessário, cobrir com uma compressa humedecida e terminar o penso. Repetir cada 24 a 48 horas até que a ferida ou lesão cure completamente.
Alergia (hipersensibilidade) à substância ativa (trolamina).
Não deve ser usado em feridas com hemorragia ou infetadas.
Pode causar reações no local de administração, incluindo reações de hipersensibilidade (alergia) local.