Utilizado no tratamento de sintomas associados a perturbações hepáticas, vesiculares e pancreáticas, como enfartamento (dispepsia) e flatulência (gases).
Composição por comprimido:
Silybum marianum D1 7,4 mg
Taraxacum officinale D6 37,2 mg
Chelidonium majus D6 37,2 mg
Natrium sulfuricum D12 37,2 mg
Phosphorus D12 37,2 mg.
Posologia:
A posologia deverá ser ajustada de acordo com os sinais clínicos individuais.
Adolescentes e adultos, 1 comprimido 2 x por dia durante 3 meses. Se necessário, a administração pode ser repetida.
No início do tratamento ou para se obter um efeito rápido, os adultos e os adolescentes devem tomar 1 comprimido 4 vezes por dia. Quando se verificarem os primeiros sinais de recuperação, a frequência de administração pode ser reduzida para 2 vezes por dia. Deverá ser tomado até 30 minutos antes das refeições ou passado pelo menos 1 hora. Deve deixar-se o comprimido dissolver lentamente debaixo da língua.
Precauções:
Alergia às substâncias activas ou a qualquer outro componente dos comprimidos. Contém 226,9 mg de monohidrato de lactose por comprimido, pelo que doentes com problemas hereditários raros de intolerância à lactose, mal absorção de glucose-galactose ou insuficiência de sacarase-isomaltase não devem tomar este medicamento.
Não existe evidência de eventuais riscos relacionados com a administração durante a gravidez e aleitamento.
Não tem efeitos na capacidade de conduzir e utilizar máquinas.
Indicado em indisposição após as refeições: ardência e peso gástrico, sonolência, regurgitações.
Composição por 100ml de gotas orais:
Abies nigra 4 CH
Carbo vegetabilis 4 CH
Nux vomica 4 CH
Robinia pseudo acacia 4 CH
em partes iguais
Posologia:
Via oral. Adultos e crianças: 1 a 2 comprimidos, um quarto de hora antes das refeições. Se necessário, repetir a administração após as refeições. Deixar os comprimidos dissolverem-se lentamente na boca.
Para crianças com menos de um ano, esmaga-se o comprimido e dissolve-se em água antes de administrar.
Precauções:
Doentes com problemas hereditários raros de intolerância à frutose, mal absorção de glucose-galactose ou insuficiência de sacarase-isomaltase não devem tomar este medicamento. Doentes com problemas hereditários raros de intolerância à galactose, deficiência de lactase ou mal absorção de glucose-galactose não devem tomar este medicamento.
Nota: Alguns dos medicamentos apresentados poderão não estar comercializados em Portugal, apesar de aprovados pelo INFARMED.