Os medicamentos para o tratamento do herpes labial devem ser usados logo que aparecem os primeiros sintomas. Depois das vesículas rebentarem deve usar-se cicatrizantes e hidratantes que proporcionam uma cicatrização mais rápida e aliviam a dor. Os antivíricos não devem ser usados nesta fase.
Existem, ainda, produtos sem substâncias ativas, mas que são eficazes no tratamento do herpes e suas lesões. Apresentam-se soba a forma de pensos hidrocoloides e pensos líquidos.
Medicamento para o tratamento do herpes labial recorrente, que é causado pelo vírus herpes simplex.
Como usar
É importante começar o tratamento imediatamente após o aparecimento dos primeiros sintomas de herpes labial. Habitualmente os primeiros sintomas sãosensação de picada, comichão ou formigueiro. Recomenda-se a aplicação do creme tão cedo quanto possível, por exemplo, na fase de formigueiro. O Aciclovir 5% (50mg/g) em creme deve aplicar-se na área afetada 5 vezes ao dia, ou seja de 4 em 4 horas durante 4 dias. Se a lesão não tiver cicatrizado ao fim deste tempo, poderá manter-se o tratamento por mais 6 dias. Depois de aplicar deve-se lavar as mãos para prevenir que infecte outros locais da pele ou outras pessoas.
Só se deve utilizar o creme em lesões provocadas pelo herpes simplex nos lábios e na face. Evitar qualquer contacto com os olhos.
Os efeitos secundários são raros, ainda assim poderá ocasionar ardor ou picada, logo após a aplicação, mas este irá desaparecer rapidamente. Ocasionalmente pode aparecer vermelhidão, comichão, uma ligeira secura ou escamação da pele. Raramente se pode desenvolver uma reação alérgica da pele e ainda mais raramente esta reação será grave, por exemplo inchaço facial.
É utilizado para o tratamento dos primeiros sinais e sintomas do herpes labial (por exemplo: formigueiro, comichão ou vermelhidão) nos lábios e rosto, para reduzir a probabilidade do herpes progredir para uma bolha (vesícula). A associação das duas substâncias encurta o processo de cura.
Adultos e crianças com idade igual ou superior a 12 anos, aplicar 5x ao dia, durante 5 dias. Não utilizar durante mais de 5 dias.
Apenas para uso cutâneo no herpes labial nos lábios e pele junto aos lábios. Não aplicar nas membranas mucosas (olho, interior da boca, nariz ou órgãos genitais). Não utilizar com pensos oclusivos, como emplastros ou pensos/emplastros específicos para o herpes labial.Evitar utilização contínua superior a 5 dias.
Indicado no tratamento de infeções por herpes labial em adultos (incluindo idosos) e crianças com mais de 12 anos de idade.
Ao aplicar
o creme no herpes significa uma cicatrização mais rápida e um período doloroso mais reduzido. O tempo da fase infeciosa é também encurtado, no
entanto a aplicação do creme não impede que o vírus possa contagiar outras pessoas.
O tratamento deverá ser instituído o mais cedo possível, logo após o primeiro sinal de infeção. O Penciclovir creme deverá ser aplicado com um intervalo de aproximadamente 2 horas. O tratamento deve ser prolongado durante 4 dias.
apenas usado nas lesões herpéticas dos lábios e em volta da boca. Não se recomenda a sua aplicação nas mucosas (por exemplo nos olhos, boca, narizou nos genitais). Deve–se evitar a aplicação nos olhos ou na sua proximidade.
Efeitos secundários mais
frequentes são reações no local de aplicação, incluindo
sensação de queimadura, dor e sensibilidade diminuída.