Na escolha do desparasitante mais adequado para o animal, há que ter em conta vários fatores:
Algumas substâncias não poderão ser usadas de igual modo em cães e gatos. Algumas substâncias são mesmo letais para os gatos.
A maior parte dos produtos só pode ser usada a partir de algumas semanas de vida. O único que é seguro aplicar a partir dos 2 dias de vida é o fipronil em spray.
Também no caso de fêmeas gestantes ou lactantes, nem todos os produtos poderão ser usados, por poderem ser tóxicos para o feto ou para a cria.
Dependendo do efeito que se pretende, pode-se escolher formulações em comprimido, em pipeta, em spray, em champô e em coleiras. Os comprimidos têm sobretudo um efeito parasiticida, matam o parasita, não tendo efeito repelente. Este efeito obtem-se com o uso de pipetas, coleiras e sprays. No entanto, se o animal toma banho frequentemente, que reduz o efeito das pipetas e sprays, é preferível a toma de comprimidos e, em complemento, o uso de uma coleira repelente, se necessário.
As pipetas deverão ser aplicadas 48 horas após o banho e não tomar banho nas 48 horas seguintes, porque as substâncias usadas são lipofílicas e necessitam da gordura existente na pele para se fixar. Quando os animais vivem no exterior, os produtos usados deverão ser mais abrangentes e ter efeito repelente contra os flebótomos, pois Portugal é uma zona endémica da Leishmaniose.
Por vezes, parece que o produto não está a atuar e que os parasitas já são resistentes. Isto deve-se sobretudo ao uso de princípios ativos incorretos para o parasita em causa, à aplicação de dosagens erradas, sendo preferível usar uma dosagem acima para garantir a sua eficácia.
Quando há uma infestação em casa, o produto parece não funcionar, porque o animal é reinfestado. Nestes casos é importante desinfestar a casa ao mesmo tempo.
Uma das causas de ineficácia dos produtos deve-se à administração incorreta. Os produtos devem ser aplicados diretamente na pele e não sobre o pelo.
Estes produtos são de venda livre, pelo que, quando se adquire algum, deve-se ler atentamente as características e procurar saber se é o mais adequado par o animal de estimação, no sentido de obter os melhores resultados com os menores riscos.
Espécie: Cão, a partir das 8 semanas e/ou 2 Kg de peso.
Comprimidos mastigáveis, administração mensal.
Antiparasitário externo para cães que atua contra pulgas (Ctenocephalides felis e C. canis) e carraças (Dermacentor reticulatus, Ixodes ricinus, Ixodes hexagonus, Rhipicephalus sanguineus).
Espécie: Cão e Gato, a partir das 8 semanas e/ou 2 Kg de peso nos cães e 11 semanas e/ou 1,2 Kg nos gatos.
Comprimidos mastigáveis, duração 12 semanas
Inseticida e acaricida, sistémico com longa duração de ação, que promove eficácia imediata e persistente por 12 semanas contra carraças (formas adultas e jovens de Ixodes ricinus, Ixodes hexagonus, Ixodes scapularis, Ixodes holocyclus, Dermacentor reticulatus, Dermacentor variabilis e Rhipicephalus sanguineus) e pulgas (Ctenocephalides felis e Ctenocephalides canis).
Espécie: Cão e Gato, a partir das 8 semanas e/ou 1,3 Kg de peso nos cães e 8 semanas e/ou 0,5 Kg nos gatos.
Comprimidos mastigávei, de administração mensal.
Eliminação das pulgas (Ctenocephalides felis e C. canis) e carraças (Rhipicephalus sanguineus, Ixodes ricinus, I. hexagonus e Dermacentor reticulatus) durante 1 mês.
Espécie: Cão e Gato, a partir dos 4 meses e/ou 1 Kg de peso. Pode ser administrado a gestantes e lactantes.
Comprimidos, para administração diária se necessário.
Indicado para o rápido tratamento de pulgas (Ctenocephalides felis e C. canis) em cães e gatos. O medicamento não possui atividade persistente e preventiva.
Espécie: Cão, a partir dos 3
meses.
Coleira preventiva, com efeito preventivo contra
flebótomos até 12 meses, contra carraças e mosquitos
até 6 meses e moscas até 4 meses.
Controle dos mosquitos da família Phlebotomidae (Phlebotomus e Lutzomyia), vetores da Leishmaniose em cães. Controle das moscas como Stomoxys calcitrans e Musca domestica e mosquitos (Culex pipiens). Auxiliar no controle de infestações causadas por carraças Rhipicephalus sanguineus e pulgas Ctenocephalides felis.
Espécie: Cão e Gato, apartir
dos 6 meses.
Coleira preventiva, com duração até 4 meses.
Prevenção de parasitoses externas causadas por pulgas (Ctenocephalides canis, Ctenocephalides felis e Pulex irritans) e prevenção das infestações causadas por carraças (Dermacentor variabilis, Otobious megnini e Rhipicephalus sanguineus).
Espécie: Cão e Gato; Idade: A partir das 8 semanas e/ou
com 1 a 2 Kg e gestantes.
Solução para unção puntiforme e solução de pulverização,
com duração de 4 semanas.
O Spray é seguro a partir dos 2 dias de vida, em
gestantes e lactantes.
Tratamento de parasitoses externas causadas por pulgas (Ctenocephalides canis, Ctenocephalides felis e Pulex irritans) e carraças (Rhipicephalus sanguineus).
Espécie: Cão e Gato; Idade: A partir das 8 semanas e 1 a 2 Kg
Solução para unção puntiforme, com duração de 4
semanas.
Associa a ação insecticida e acaricida do fipronil nas fases adultas do parasita à acção ovicida e larvicida do (S)-metopreno.
Espécie: Cão, a partir das 8 semanas e/ou 2 kg
de peso.
Solução para unção puntiforme de duração
até 4 semanas.
Para o tratamento e prevenção de infestações por pulgas (Ctenocephalides felis e Ctenocephalides canis) e/ou carraças (Dermacentor reticulatus, Rhipicephalus sanguineus e Ixodes ricinus), em que é necessário um efeito repelente (impede fixação/picada e consequente alimentação) contra flebótomos (Phlebotomus perniciosus), moscas(Stomoxys calcitrans) e/ou mosquitos(Aedes albopictus).
Espécie: Cão e Gato, a
partir das 8 semanas em gestantes e lactantes.
Solução para unção puntiforme, com duração até 6
semanas.
Prevenção e tratamento de infestações causadas por pulgas (Ctenocephalides canis, Ctenocephalides felis). Tratamento de infestações por piolhos mordedores (Trichodectes canis).
Espécie: Cão, a partir das 7
semanas e/ou 1,5 kg de peso.
Solução para unção
puntiforme, com ação até 4 semanas.
Tratamento e prevenção de infestações por pulgas (Ctenocephalides canis, Ctenocephalides felis). Prevenção da dermatite alérgica à picada de pulga (DAPP). Tratamento de infestações por piolhos mordedores (Trichodectes canis). Acção acaricida e repelente contra carraças (Rhipicephalus sanguineus, Ixodes ricinus e Dermacentor reticulatus). Acção repelente contra flebótomos (Phlebotomus papatasi e Phlebotomu perniciosus), mosquito transmissor da Dirofilariose (Aedes aegypti e Culex pipiens) e moscas do estábulo (Stomoxys calcitrans).
Espécie: Cão e Gato, a
partir das 7 semanas no cão e 11 semanas no gato.
Coleira inseticida, de duração até 8 meses.
Tratamento e prevenção de infestações por pulgas (Ctenocephalides felis). Eficácia acaricida (Ixodes ricinus, Rhipicephalus turanicus) e repelente (impede a alimentação) persistente contra infestações por carraças (Ixodes ricinus). Redução do risco de infeção com Leishmania infantum transmitida por flebótomos. Tratamento de infestação por piolhos mastigadores (Trichodectes canis).
Espécie: Cão, a partir dos 3
meses de vida.
Solução para unção puntiforme e
spray com efeito até 4 semanas.
Acção parasiticida contra carraças, pulgas, piolhos e mosquitoss das espécies Aedes aegypti e Aedes taeniorhynchus, mosquitos da areia Phlebotomus perniciosus, Lutzomya cruzy, mosquitos do género Brumptomya, mosca dos estábulos Stomoxys calcitrans e Musca domestica. Evita a picada de mosquitos transmissores de Leishmaniose e Dirofilariose.
Espécie: Cão e Gato, a
partir das 12 semanas de idade.
Champô
antiparasitário de uso semanal.
Tratamento de parasitoses externas de carraças (Dermacentor spp, Rhipicephalus spp Otobius megnini), piolhos (Linognathus spp.) e pulgas (Ctenocephalides canis, C. Felis, Pulex irritans).
Espécie: Cão
Champô
antiparasitário de uso mensal.
Elimina e ajuda a controlar parasitas externos (carraças, pulgas e piolhos).
Espécie: Cão e Gato
Champô, coleira e spray.
Elimina e ajuda a controlar parasitas externos (carraças, pulgas e piolhos).