O piolho é um parasita que provoca uma infestação, de contágio muito fácil e desenvolvimento muito rápido, provocando dermatoses. Esta é provocada pela picada que o parasita faz para se alimentar do sangue. Os piolhos têm um voraz apetite e alimentam-se cada 3 horas do sangue do couro cabeludo, depois de injetar uma substância anestésica na pele. Rapidamente os piolhos atingem o estado adulto (cerca de 3mm) e as fêmeas começam a por os ovos.
As lêndeas são os ovos postos pela fêmea piolho e que ficam coladas ao cabelo com uma saliva produzida. Cada fêmea põe aproximadamente 10 lêndeas por dia, e 160 ao longo da vida.
A infestação chamada de pediculose não é uma situação grave, apesar de desagradável quer pelo aspecto, quer pela comichão que provoca. Deve tratar-se imediatamente.
Os piolhos transmitem-se por contágio dircto (cabelo, barba, sobrancelhas), ou através de objetos pessoais: pentes, chapéus, almofadas, camisolas, barretes, cachecóis, etc.. A transmissão é mais fácil em escolas, infantários, colónias de férias ou entre familiares.
Comichão provocada pela picada do piolho e feridas infectadas, no local da picada, provocadas pela coceira.
Preventivos:
Fita preventiva repelente com óleos essenciais de lavanda, alecrim e cravinho;
Spray repelente com óleo essencial de Neem (Neem é um inseticida orgânico derivado da Azadirachta indica, uma árvore originária da Índia, nativa da região de Burna e das zonas áridas do sub-continente indiano e sudoeste asiático), tomilho e árvore do chá;
Champô preventivo com vinagre de Quassia amara (arbusto tropical com propriedades repelentes de insetos e inibidor da formação de quitina).
Para eliminar piolhos e lêndeas:
O tratamento deve ser feito na mesma altura por todas as pessoas que tenham piolhos ou que vivem com quem está infestado.
Seguir à risca as indicações do farmacêutico e contidas no folheto.
Evitar que os produtos contatem com os olhos, boca ou nariz.
Lavar as mãos após cada aplicação.
Guardar os produtos anti-piolhos longe do alcance das crianças.
Grávidas, mulheres a amamentar e crianças até aos 2 anos não podem usar todo o tipo de produtos, pois pode ser prejudicial.