Os medicamentos antigripais (orais) são combinações de vários medicamentos com ação analgésica, antipirética, descongestionante nasal, anti-histamínica e antitússica, que aliviam temporariamente os sintomas das constipações e gripes, enquanto o organismo combate a infecção.
Estão indicados no alívio das cefaleias (dores de cabeça), mialgias (dores do corpo) e febre.
Têm uma ação vasoconstritora a nível nasal, reduzindo o edema nasal, o que facilita a drenagem e ventilação local, diminuindo a sensação de "nariz entupido".
Como o seu efeito não se limita ao nariz, estão contra-indicados em doentes sob terapêutica anti-depressiva com IMAOs (Moclobemide-Aurorix*) por haver risco de crise hipertensiva. Também nos doentes com hipertensão, arritmias cardíacas e diabéticos a terapêutica deve ser vigiada por poder agravar o problema.
Bloqueiam os receptores da histamina, sendo responsáveis pelo controlo da rinite alérgica. Reduzem, portanto, o corrimento nasal, a irritação dos olhos e os espirros.
Têm uma forte ação sedativa (dão sonolência), pelo que as pessoas que manuseiam máquinas devem ter cuidado.
Potenciam o efeito do álcool, hipnóticos, sedativos e tranquilizantes. São contra-indicados em indivíduos com hipertrofia da próstata, prisão de ventre, glaucoma de ângulo fechado e crianças convulsivas por poder agravar a situação.
É um expetorante que solta o muco (expetoração) e alivia uma tosse profunda e produtiva.
O suplemento de vitamina C compensa as necessidades aumentadas que se verificam nos estados febris ou constipações.
Suplemento alimentar que ajuda a combater os sintomas gripais.
Posologia: 2 cápsulas 3 vezes ao dia, de preferência às refeições.