No fim do 1º mês, ainda com o nome de embrião, o bebé mede 4-5 mm e pesa menos de 1g. Já se consegue distinguir a cabeça e os órgãos: olhos, orelhas, boca, estômago, fígado, pâncreas, pulmões, intestino e sistema urinário. Por volta do 25º dia o coração começa a bater.
O embrião já tem aparência humana, mede 30 mm e pesa de 2 a 8 g. Os olhos, a boca, as fossas nasais e os outros órgãos formam-se. Já estão no seu lugar e a funcionar. A cabeça ganha dimensão e os membros desenvolvem-se. Já mexe os braços e as pernas.
Agora com o nome de feto, mede 8 a 10 cm e pesa perto de 45g. A cabeça tem metade do comprimento total e um terço do volume. Formam-se as cordas vocais, as pernas e os braços alongam-se e aparecem as unhas dos pés. Os órgãos genitais, embora nem sempre visíveis na ecografia, já estão diferenciados. O coração bate e consegue-se ouvir através dos ultra-sons. Nesta fase o feto já abre e fecha a boca para engolir líquido amniónico.
Com um comprimento de 15cm e 240g de peso, já é possível saber na ecografia se é menino ou menina. Na cabeça aparece uma cabeleira provisória. Já se nota movimentos oculares esporádicos. O coração bate a um ritmo de 120 pulsações por minuto. O bebé movimenta-se no líquido amniótico e chupa nos dedos.
Mede 30cm e pesa 600g. O bebé tem a pele vermelha e parece muito magro por não ter gordura subcutânea. Nesta altura aparecem as impressões digitais, orma-se a parte mais evoluída do cérebro e os alvéolos pulmonares.
Com mais 5cm do que o mês anterior, pesa perto de 1,200Kg. Com os órgãos dos sentidos desenvolvidos, já se apercebe da luz, dos sons e abre os olhos. Começa a exercitar os músculos. Possuí todos os órgãos necessários à vida.
Mede cerca de 40cm e pesa 1,700Kg. Mais "gordinho", com cabelo abundante e pele enrugada. Tem os cinco sentidos bastante apurados e não está mais do que uma hora sem se mexer.
Já com 2,500Kg e 47cm de comprimento, tem uma camada adiposa que lhe vai proteger do frio a pós o nascimento.
O crescimento (30g por dia) começa a abrandar, pois o espaço no útero já é reduzido. O crânio ainda não está totalmente solidificado para poder mudar de forma durante o parto. No final da gravidez o bebé tem em média 3,300Kg e mede 50cm.