A Marijuana e o Haxixe são obtidos a partir do cânhamo indiano (Cannabis sativa). A Marijuana é constituída pelas extremidades floridas secas que se fumam em cigarros. O Haxixe é a substância resinosa segregada pelas glândulas situadas nas folhas superiores da planta e o extrato gordo que é fumado em cachimbos próprios para o efeito.
O principal componente ativa da droga é o tetraidrocanabinol (THC).
O seu efeito é mais forte quando fumado do que quando ingerido. Os sintomas produzidos dependem da sensibilidade individuais, da natureza do produto (região em que é obtido), do consumo simultâneo de outras drogas, do ambiente em que é fumado ( por exemplo, se fumado individualmente, acalma, se fumado em grupo provoca o riso).
Em pequenas doses não induzem tolerância e/ou dependência, no entanto, quando largamente consumido esses efeitos poderão surgir.
A utilização dos canabinoides no tratamento da dor crónica (neuropática e oncológica) e nos espasmos apresenta resultados moderados. Para tratamento da emese devido a quimioterapia, aumento de peso nos doentes com HIV e síndrome de Gilles de la Tourette os resultados são fracos. O maior benefício verifica-se no tratamento da dor central neuropática e na dor associada à esclerose múltipla, não tendo praticamente efeito na dor aguda.
álcool simultaneamente poderá levar à morte por colapso cardiovascular.