Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

SAÚDE e MEDICAMENTOS - Testes de Gravidez

Gravidez

 Testes de Gravidez

Como saber se está grávida?

São vários os indicadores de uma possível gravidez, como menstruação em falta, peito sensível e inchado, fadiga excessiva, enjoos. Mas o método mais rápido e prático de confirmar uma possível gravidez é a realização de um teste de gravidez, que posteriormente deve ser confirmado com exame médico, ecografia e análises quantitativas das hormonas da gravidez feitas em laboratório.

O aparecimento da hormona gonadotrofina coriónica humana, habitualmente designada por hCG, é o indicador do início de uma gravidez. Esta hormona é produzida pela placenta, logo após a implantação do embrião (fase inicial do desenvolvimento do bebé) na parede do útero, que ocorre, geralmente 6 a 8 dias após a concepção, podendo variar em mulheres com ciclos menstruais irregulares e está presente durante os 9 meses de gravidez.

O papel da hormona hCG é manter o corpo lúteo ativo para que este possa produzir as hormonas essenciais ao desenvolvimento da gravidez. O nível de hCG aumenta regularmente até à 6ª semana de gravidez e dá uma indicação da evolução da gravidez. Esta hormona está presente no sangue desde os primeiros dias de gravidez e pode ser detetada no sangue no 9º dia após a ovulação, se houver fecundação do óvulo e implantação no útero. Na urina é detetada um pouco mais tarde, perto da data da presumível próxima menstruação. O nível de hCG duplica a cada 2 a 3 dias, atingindo o seu máximo no fim do 3º mês de gravidez. Depois, diminui gradualmente até ao parto.

A hormona hCG aparece no início da gravidez. Sob a sua influência, ocorrem alterações hormonais significativas no corpo da mulher. Podem por isso surgir numerosos indicadores e sintomas de início de gravidez. Alguns são:

  • Ausência de menstruação - A amenorreia ou ausência da menstruação é um dos primeiros sintomas de gravidez. No entanto, este sintoma, por si só, não é suficiente para determinar a gravidez, dado que algumas mulheres têm ciclos irregulares. O stress, a prática desportiva ou as viagens também podem atrasar a menstruação.
  • Sensibilidade mamária - Os mamilos ficam mais escuros e cobertos por pequenos inchaços granulosos que são pequenas glândulas (tubérculos de Montgomery), que podem tornar-se dolorosos ao toque. Estas alterações mamárias aparecem geralmente nas fases muito precoces da gravidez.
  • Tensão na parte inferior do abdómen- À medida que o útero se prepara para a gravidez, há um aumento dos vasos sanguíneos e do fornecimento de sangue neste. Isto resulta numa tensão na parte inferior do abdómen. Este é sintoma que se pode sentir logo nos primeiros dias de gravidez e que é diferente das dores menstruais habituais.
  • Problemas digestivos, náuseas, azia, cólicas abdominais… - Estes sintomas podem por vezes aparecer e prolongar-se durante a gravidez. Muitas vezes, o paladar muda, independentemente dos problemas digestivos. Os alimentos que antes eram apreciados são subitamente abandonados a favor de outros. Por vezes, há uma verdadeira aversão, que pode ocorrer tanto com certos pratos como com vinho ou cigarros. Outro sintoma clássico da gravidez são as náuseas, predominantemente matinais, que ocorrem frequentemente no final do primeiro mês de gravidez.
  • Fadiga - O início da gravidez é cansativo e pode provocar tonturas, para além de uma sensação de muito cansaço.

A hormona hCG passa para a corrente sanguínea e para todo o organismo, incluindo a urina. A gravidez é assim detetada através de uma análise de urina ou de uma análise de sangue.

A medição da hCG no sangue permite detectar mais precocemente uma gravidez do que uma análise na urina. Isto porque a hCG poder ser detetada no sangue logo no 9º dia após a ovulação, se o óvulo fertilizado se implantar no útero.

Todos os testes de gravidez, disponíveis na farmácia, baseiam-se na deteção da hormona gonadotrofina coriónica humana (hCG). Os mais comuns detetam a hormona na urina, mas existe agora um novo teste que se deteta a hormona no sangue.

Testes na urina

Os testes de gravidez na urina devem ser realizados a partir da data prevista para a menstruação. Alguns já permitem fazer alguns dias antes da data prevista da menstruação, mas a fiabilidade é menor quanto mais tempo antes são efetuados.

O resultado pode ser afetado por medicamentos:

  • Medicamentos para a fertilidade podem originar falsos positivos;
  • Também o citrato de clomifeno, usado em tratamentos de fertilidade, poderá originar ciclos irregulares, que levam a realizar o teste demasiado cedo, originando falsos negativos.
  • Gravidez ectópica, quistos nos ovários, menopausa e alguns problemas de saúde podem dar resultados enganosos.

Como realizar o teste?

1. Remover a tampa do teste, expondo a ponta absorvente;
2. Mergulhar a ponta absorvente do teste numa amostra de urina durante 5 segundos ou mais, consoate o teste;
3. Voltar a colocar a tampa e pousar numa superfície plana;  
4. Aguardar 1 a 5 minutos, dependendo do teste e interpretar os resultados conforme instruções do produto.  

Testes no sangue

O teste no sangue permite detetar uma potencial gravidez independentemente do local e da hora do dia, sem os constrangimentos de um teste de urina. além disso, quando se está grávida, o corpo produz uma hormona (hCG) que é mais rapidamente detetável no sangue do que na urina. O sangue também é utilizado pelos laboratórios médicos para efetuar testes de gravidez.

Mas poderão acontecer resultados inválidos, normalmente associados uma má execução do teste:

  • O teste não foi colocado em superfície plana;
  • Não houve tempo para dar resultado;
  • A gota de sangue não foi suficiente para encher o tubo.

Em qualquer dos casos teste deve ser repetido.

Também poderão ocorrer falsos positivos:

  • Medicamentos para a fertilidade podem afetar o resultado;
  • Em casos de gravidez recente (mesmo que não tenha chegado ao fim), em que os valores de hCG no sangue são residuais;
  • Quando há quistos nos ovários;
  • Na pré-menopausa e menopausa.

Como realizar o teste?

1. Desinfetar o dedo onde vai picar;
2. Remover a proteção da agulha do teste e pressionar para picar;
3.Encher completamente o tubo de recolha da amostra;
4. Rodar para introduzir o sangue do tubo no teste para análise;
5. Pressionar o botão para iniciar a análise e esperar até 5 minutos;
6. Ler o resultado, conforme as indicações do teste. Passados 10 minutos não são considerados resultados válidos.